em viagem

[Angola] Atravessando a Serra da Leba

Aeroporto do Lubango, província do Huila, Angola. A alvorada acontece e não há ninguém cá fora. Esperamos um pouco e hurra! O nosso carro chega.

Três rapazes e eu dentro de uma Toyota Hilux alugada — sim, se querem fazer uma viagem pelo sul de Angola, alugem um carro. Nós encontrámos os melhores preços no Huila Car Rental na cidade do Lubango. E eles asseguravam o nosso transporte de e para o aeroporto.

Saímos da cidade em estilo. O nosso objectivo — Namibe. E para lá chegar, há que passar pela Serra da Leba.

A Serra da Leba é conhecida pela estrada que a atravessa. Uma estrada que serpenteia por uma encosta com 1845m, de inclinação acentuada. Esta tem doze ganchos, sete dos quais localizados numa única secção de 1,7km.

A vista é moldada por inúmeras cascatas e imponentes formações rochosas. Senti-me pequena. Melhor, ínfima!

2016-04-03 - Lubango e Namibe_DLVillas_5075

O projecto foi àvante pelas mãos de, entre outros, a portuguesa Mária Alice Leba, de quem recebeu o nome. Há quem diga que ela morreu no dia em que a estrada foi finalizada, depois de a ter visto.

2016-04-03 - Lubango e Namibe_DLVillas_3224

Chamada de «belo precipício» por muitos, a Leba é uma das estradas com mais fatalidades devidas à falta de rails de segurança eficientes. Todavia, apesar dos 26 anos de guerra civil, a superfície da estrada está em óptimas condições, algo que poderá estar relacionado com a distância significativa desta às principais zonas de conflito.

2016-04-03 - Lubango e Namibe_DLVillas_4959

Entrar em Angola não é fácil para quem não é nacional. Ou se tem um contracto de trabalho celebrado lá (ou equivalente que lhe permita visto de residência), ou se tem família. Não há turismo, ou pelo menos não o há numa dimensão que justifique o nome. Existem cartas de convite. E se tiver a possibilidade de obter uma, então vá. Não fique em Luanda, vá conhecer o resto. Angola não se restringe à cidade-lixeira em que a capital, de algum modo, se tornou. Angola tem praia e deserto, e montanha, e a Leba!

* All photos by Duarte Lima Villas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s