na cozinha

Quero um scone, por favor!

Frio à minha porta significa meias fofas e chá. Algo quente e reconfortante para os pés e estômago. Quando vivia no campo, era normal, durante a semana, a padeira deixar pão quente à minha porta. O dia começava quase sempre com pão fresco barrado de uma dose considerável de doce. Ao domingo era a vez das avós, e das tias-avós, fazerem uso do forno a lenha. Assim que o pão estava pronto, a minha mãe afogava-o em manteiga e despejava-lhe uma colher de sopa bem cheia de açúcar. Com um chá de limão ou cidreira a acompanhar, era o nosso jantar. E o meu jantar favorito.

Mais tarde, quando vim para Lisboa — não havia pão caseiro. Pode-se dizer que os supermercados têm algo a que chamam pão caseiro. Mas desenganem-se… Não é a mesma coisa.

Pensei, então, em fazer o meu próprio pão. Iludi-me. Os apartamentos não têm forno a lenha. Não seria a mesma coisa. A solução passava por comer outro pão. E os jantares de domingo? Não, comer outro pão não é solução. Era uma traição às minhas memórias até. O cheiro? Onde está o cheiro bom na cozinha? Bem, indaguei e voilà: decidi criar uma nova tradição de domingo que não entrasse em conflito com as antigas!

Era indubitável que teria de se focar em algo simples. Algo que fosse fácil, rápido, que pudéssemos todos fazer e comer num lanche ajantarado de fim-de-semana. Algo que pudesse acompanhar o chá. E lembrei-me dos scones. Se o chá inglês veio da terra lusa que, por sua vez, o trouxe da China, não há mal em roubar à Rainha a receita dos afamados scones, certo?

Averiguei e descobri que, afinal, os scones são escoceses! ou ingleses! ou irlandeses?! Ninguém sabe ao certo. Um poeta escocês mencionou-os em 1513 e esse registo é o primeiro que temos dos tais pãezinhos. Não obstante, o ser humano começou a cozinhar antes de começar a escrever e é provável que os scones existam há muito mais tempo do que aquele que cremos.

Quanto ao nome, a ambiguidade persiste. Há que diga que este deriva do nome do local onde os reis escoceses eram coroados: Stone of Scone ou Stone of Destiny. Outros dizem que vem do Gaél sgonn (= algo de massa ou forma indeterminada), do Holandês schoonbrot (= pão fino) ou do Alemão sconbrot (= pão bonito).

E ele é bem bonito… à sua maneira. Não tem, propriamente, uma forma específica. Sabe-se que, antigamente, moldavam-se os scones numa formato triangular para serem cozidos numa chapa quente. Porém, após cozedura, estes assumiam diversas formas.

Para evitar dissabores, aderi às bolinhas. Mas se os miúdos gostam de inventar com a massa, deixem-nos. Por experiência, os corações raramente saem corações.

Bem, vamos passar à parte prática. Fazer scones é rápido, fácil e barato. Antes de mais, os ingredientes;

  • 2 canecas de farinha para bolos
  • 4 colheres de chá de fermento em pó
  • 12 colher de chá de sal
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1 ovo
  • leite, o suficiente para encher 3/4 de uma caneca com o ovo adicionado.

Primeiro, ligamos o forno. Queremos que ele atinja os 200ºC. De seguida, misturamos a farinha, o fermento e o sal numa tigela e, em separado, batemos o ovo com o leite. Depois, fazemos o que eu mais gosto — Pomos as mãos na massa! Acrescentamos a manteiga à primeira tigela e amassamos. Adicionamos, depois, paulatinamente, a esta, a mistura de ovo com leite. A massa deve estar mole mas não pegajosa. Nesta altura, começamos a fazer pequenas bolinhas e a dispô-las num tabuleiro polvilhado de farinha.

IMG_20170930_123606

Quando tivermos as bolas feitas, levamos o tabuleiro ao forno. E esperamos meia hora (ou até elas ficarem douradinhas).

IMG_20170930_121909

— Vamos comer!

P.S.: Oh! Quase me esquecia! Antes os scones eram feitos de aveia, não de farinha de trigo. Verdade, verdadinha, estamos um pouco longe do tradicional, aqui, mas o objectivo não era criar uma nova tradição? 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s